Economize o ar condicionado

Você sabe economizar com ar condicionado? Esses aparelhos precisam de manutenção freqüente para funcione bem e não causem qualquer dando à saúde, além de diminuir os gastos de energia, ajudando você a economizar. Embora esse produto represente um alto custo na conta de luz, cerca de R$100.00 ao mês, ele é essencial em regiões com clima muito quente. Já que não há outra alternativa para controlar a temperatura no ambiente, o ideal é que você busque por métodos para você gastar menos com o uso do ar condicionado. Abaixo vou deixar várias dicas para ajudar vocês na hora de economizar. Vamos conferir?!

Economize na hora de comprar o ar condicionado

Primeiramente, para que você economize, é necessário que você realize uma compra de qualidade. Para isso, alguns detalhes devem ser averiguados antes da compra. O primeiro detalhe que você precisa averiguar é se o ar condicionado possui o Selo Procel de Economia de Energia, e escolha a potência adequada para o tamanho do ambiente onde será instalada. Também é super importante que você escolha o modelo correto do aparelho.

Reduza o gasto com ar condicionado

Como escolher a potência correta?

A potência de um ar condicionado é medida em BTU (essa sigla é em inglês, que significa Unidade Térmica Britânica). Basicamente, são necessários 600 a 800 BTUs por metro quadrado para refrigerar um cômodo com eficiência. Se o ambiente recebe raios de sol de forma direta, conte com 800 BTUs, mas se não receber raios solares meça com 600 BTUs. Vou dar um exemplo. Um cômodo com 20m² sem incidência de raios solares, precisa de um ar condicionado com potência de 12mil BTUs

Economizando antes mesmo de comprar

Ter atenção no momento de escolher qual ar condicionado levar para a casa pode ajudar muito a reduzir a conta de luz. Isso porque adquirir o modelo mais apropriado para o seu lar trás maior eficiência energética, e do contrário, errar na escolha pode representar gastos desnecessários. Vamos às dicas?!

– Escolha o modelo que tenha o Selo Procel de Economia de Energia;
– Prefira os modelos que possuam recursos de programação com o Time e Sleep;
– Compre o aparelho com a potência adequada para o ambiente onde ele será instalado, calculando os BTUs que ele seja climatizado;
– Se você pretende deixar o ar condicionado ligado por muito tempo, escolha um inverter, eles são muito mais econômicos.

Economize no ar condicionado

Economizando na instalação

Depois de adquiri um ar condicionado com um modelo econômico, é preciso ter cuidado na hora de instalar o aparelho, pois uma instalação incorreta pode aumentar 20% sua conta de energia. Confira em quais aspectos precisam prestar atenção!
– Instale a unidade externa em um local com uma boa circulação de ar;
– Não bloqueie as laterais e o fundo do seu ar condicionado de janela. Isso reduz a eficaz do aparelho;
– Proteja a parte externa do aparelho do sol, sem bloquear as grades de ventilação;
– Instale o ar em um ponto alto do cômodo, pois isso faz com que resfrie o ambiente sem consumir tanta energia;
– Opte pelo Toldo, pois ele fornece sombra e ajuda a diminuir a temperatura interna do ambiente, fazendo com que o ar condicionado não precise levar muito tempo para resfriar o cômodo, sendo assim, diminuíra os gastos em sua conta.

Reduza a entrada de sol com toldos

Economizando no uso diário

O grande fator que acaba influenciando no consumo de energia do ar condicionado (e consequentemente, na conta de luz no final do mês), sem dúvidas é o modo que o aparelho é utilizado. Por isso, adotar alguns cuidados ajudará a manter a conta baixa, e a temperatura do lar confortável:
– Evite o frio excessivo, 23°C costuma ser o suficiente;
-Mantenha portas e janelas bem fechadas para que não entre o ar da rua;
– Evite o calor do sol fechando as cortinas e persianas, abra o toldo se for móvel;
– Mantenha os filtros limpos. Os filtros sujos forçam o aparelho a trabalhar mais;
– Desligue o aparelho sempre que você se ausentar do ambiente por multi tempo, mas se a ausência for rápida não desligue, pois isso pode acabar aumentando o gasto de energia;
– À noite ative a função Sleep, que regula a temperatura automaticamente economizando energia;

Com uma rotina de manutenção adequada, seu ar condicionado receberá inspeções periódicas, deixando-os sempre limpo. Assim, os equipamentos terão um ótimo desempenho, reduzindo seus custos com energia elétrica, além de beneficiar os ocupantes do ambiente climatizado, prevenindo-os contra enfermidades ocasionadas por bactérias nocivas ao ambiente sujo. Espero que esse post tenha ajudado vocês, e que tenha tirado todas as suas dúvidas em relação a esse assunto. Até breve!

Comentar